Por que GNU não é UNIX? – Crônicas do Sistema

Em 1969 Kenneth Thompson e Dennis Ritchie trabalhavam no desenvolvimento do sistema de arquivos do sistema operacional MULTICS no Projeto MAC ambos eram funcionários da AT&T Bell.

Quando a Bell abandonou o Projeto MULTICS, os dois amigos resolveram continuar as pesquisas dentro da AT&T e durante o projeto MULTICS os dois tambem desenvolveram um jogo chamado de Space Travel e sentiram que deveriam portar o mesmo para outro computador.

Então Thompson e Ritchie conseguiram emprestado de outro departamento da Bell um minicomputador DEC PDP-7 e comecaram a desenvolver um sistema operacional para rodar o Space Travel e escreveram um sistema operacional uma interface shell, um editor de textos, um assembler e o sistema de arquivos, que inicialmente foi chamado de “UNICS” (UNIplexed Information and Computing Service), e depois veio a ser chamado de UNIX.

Em 1970 o Depto. de Patentes da Bell comprou um DEC PDP-11/45, para onde o UNIX foi foi logo portado. A própria Bell passou a utilizar o sistema.

Linha do Tempo UNIX

1971 

Surge a primeira versão do UNIX

1973

Ritchie e Thompson apresentaram pela primeira vez o UNIX em um simpósio sobre sistemas operacionais promovido pela IBM em um dos seus Centros de Pesquisas.

1974

Ritchie e Thompson publicaram um artigo da Communications of the Association for Computing Machinery (CACM), o que aumentou ainda mais a visibilidade do sistema e apartir deste ano várias universidades passaram a se interessar pelo sistema e passaram a adquirir a um preço simbolico sem direito a suporte.

1975

Thompson foi convidado a dar aulas sobre sistemas operacionais na Universidade de Berkeley.

Neste mesmo ano também acontece o lançamento da versão 4 do UNIX o programa já na linguagem de programação C (Linguagem de alto nivel) possibilitou que o mesmo tivesse apartir dai mais portabilidade para outras maquinas que não fossem o computador DEC PDP 11.

DEC PDP 11/34

1976

Roda a primeira versão UNIX em um computador IBM System 360 Modelo 91 (Não DEC) da Universidade de Princeton. A essa altura o sistema também já rodava nas maquinas Interdata 8/32 dos laboratórios da Bell.

IBM System 360 Modelo 91

O nascimento do BSD (Berkeley Software Distribution) tambem aconteceu neste ano, quando um grupo de estudantes do CSRG (Computer Sciences Research Group) da Universidade de Berkeley comecou a criar e distribuir fitas de versões do UNIX com uma serie de extensões e complementos desenvolvidos localmente, uma dessas extensões foi o famoso TCP/IP.

1979

XINU (Xinu Is Not Unix)

1983

System III, versão 7

A AT&T começa a partir para o lado negro da força e a tratar o UNIX de forma comercial passando assim a não mais liberar seu código fonte e o pior, acionando judicialmente quem usasse qualquer coisa relacionada ao UNIX sem a sua licença.

Com essa medida tomada pela AT&T até o BSD que era popular pela sua distribuição foi prejudicado do ponto de vista evolutivo pois o mesmo continha o codigo da AT&T.

Stallman deu inicio ao projeto GNU que teria como objetivo produzir um sistema operacional livre que pudesse fazer o mesmo que o sistema Unix ou seja, um sistema livre que rodasse programas e aplicativos Unix.

1987

Surge MINIX criado por Andrew Tanenbaum.

Anos 90

Como houve problemas judiciais relacionados ao BSD e a AT&T surgiram vários projetos para escrever um sistema BSD sem o codigo da AT&T foi então que surgiram outras variações como o 386BSD e o BSDi porem esses tambem foram alvos de batalhas na justiça.

Nesta mesma época o sistema GNU estava quase pronto faltando apenas o Kernel dai porem surgiu um impasse em relação a que Kernel usar já que o HURD (um microkernel desenvolvido na Universidade Carnegie Mellon) estava em construção e os sistemas BSD estavam nas batalhas juridiciais.

1991

O idealizador do Linux Linux Torvalds.

Baseado no MINIX surge o Linux o Kernel de Sistema Operacional criado por um aluno da Universidade de Helsinki na Finlândia e essa foi a oportunidade perfeita para uma fusão que mudou a historia da computação, a junção GNU/Lunix.

O licenciamento através da GPL e a utilização da Internet como o canal principal de comunicação e desenvolvimento transformaram o Linux no mais importante exemplo de software livre desenvolvido de forma aberta e descentralizada.

Continuando …

1993

Surgem o NetBSD e FreeBSD derivados do 386BSD.

1995

O Linux começa a ganhar força com aproximadamente 15.500 pessoas espalhadas pelo mundo contribuindo para o crescimento do projeto.

1996

Surge o OpenBSD deriado do NetBSD.

2003

Surge o DragonFlyBSD que deriva do FreeBSD.

Software livre” se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.

(www.fsf.org)

Referencias:

Links

http://betarrabios.blogspot.com

www.fsf.org

Livro:

Software livre – A luta pela liberdade do conhecimento

(Sergio Amadeu)

Deixe um comentário